Destinatários:
- Crianças de ambos os sexos, dos 10 aos 15 anos de idade em frequência do 5º ao 9º ano de escolaridade.
Objetivos:
- Fomentar o estabelecimento de objetivos pessoais e significativos ao longo do processo de aprendizagem;
- Desenvolver o sistema atribucional, incentivando um investimento estratégico do esforço;
- Incrementar a autoeficácia e a autoavaliação do próprio trabalho realizado;
- Valorizar a aprendizagem;
- Ensinar a estudar, modelando e explicitando a utilização de estratégias cognitivas, metacognitivas e motivacionais, que favoreçam a realização de tarefas (curriculares) de forma eficaz, uma gestão do tempo adequada, o controlo dos distratores e a utilização mais eficaz e produtiva de todos os recursos disponíveis (humanos e materiais);
- Transferir para o aluno a responsabilidade pela própria aprendizagem, habilitando-o com as competências necessárias para tal:
- Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos programáticos das diversas áreas curriculares no sentido de melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos;
- Proporcionar aos alunos um espaço com boas condições de trabalho e o apoio de que necessitarem.